Um dos maiores equívocos cometidos por aqueles que vivem direcionados apenas pela razão é a insistência em querer encontrar coerência em todos os acontecimentos da vida.

Ocorre que a vida não é coerente, não no sentido em que nossa racionalidade compreende o significado dessa palavra. 

A vida tem suas próprias leis, seu dinamismo pertence à outra dimensão, que não é a da lógica humana.

Então, quando tentamos encaixá-la em nossos conceitos, ela nos parece totalmente caótica e sem sentido. 

A vida não tem qualquer intenção de nos criar problemas, ela simplesmente transcorre como deve ser, nossa mente é que faz de cada acontecimento um problema.

E, a partir daí, gera angústia, ansiedade, medo, infelicidade, uma torrente de emoções negativas, que nos paralisa e faz com que se torne impossível enxergar uma saída.

Enquanto não entendemos que o segredo é uma total aceitação de cada situação, e o entendimento de que todas elas têm como objetivo fundamental trazer-nos algum aprendizado,  seguiremos lutando contra o fluxo natural da existência, numa tentativa vã de fazer com que ele sempre se amolde aos nossos desejos. 

Viver de maneira total significa estar alerta, a cada momento, para tentar compreender a verdadeira intenção que se esconde por trás da aparente falta de sentido de tudo o que acontece em nossa vida.

Entregar-se em total confiança, com a certeza de que o divino sempre sabe o que é melhor para nós, exige uma mudança radical em nosso padrão de consciência.

Por mais difícil que seja, sem esta transformação será impossível experimentar a paz e a felicidade com que tanto sonhamos.

- Osho.


Comentários