Os comportamentos do ego são muito sutis. Se você for a uma prisão e escutar a conversa das pessoas que estão ali confinadas, ficará surpreso. Elas todas vão se vangloriar porque realizaram muitos roubos e mataram muitas pessoas. Podem não ter feito absolutamente nada, mas esse é o comportamento do ego. Então você fica infeliz e preocupado. Por quê? Você cria uma barreira entre você e a vida. O ego não é nada exceto uma barreira.

Quando eu digo para abandonar o ego, quero dizer derrubar todas as linhas de demarcação. Você não está separado da vida, você é parte dela… Como uma onda, você é parte do oceano. Você não está de modo algum separado. Nem como um santo você está separado, nem como um pecador você está separado. Você não está de modo algum separado. Você está em união com a vida. Você não é dependente nem independente da vida – somos interdependentes.

Quando você entende que somos todos interdependentes, vinculados um ao outro… a vida é um todo; nós somos apenas manifestações dela… Então você começa a se tornar jubiloso. E então não há ninguém que possa impedi-lo de se rejubilar.

Osho

Comentários