Fomos todos preparados pela educação e o ambiente para a busca de proventos e segurança pessoal, para lutarmos em nosso próprio interesse. Embora costumemos dissimulá-lo com frases amenas, fomos educados para várias profissões dentro de um sistema que se funda na exploração e no temor com sua concomitante avidez. Tal educação acarretará, inevitavelmente, confusão e tribulações para nós e para o mundo, pois cria em cada indivíduo aquelas barreiras psicológicas que o separam e o mantêm isolados dos outros.


A educação atual está aparelhada para a industrialização e a guerra, e desenvolver a eficiência é o seu alvo principal; estamos dentro da engrenagem desta máquina de competição impiedosa e destruição mútua.

Se a educação conduz à guerra, se nós ensina a destruir ou a ser destruídos, não falhou completamente?


Para instituirmos a educação correta, é indispensável compreender o significado da vida como um todo, e, para tal, devemos ser capazes de pensar, não rigidamente, mas de maneira direta e verdadeira. Um pensador inflexível não tem pensar próprio, porque se ajusta a um padrão; repete frases e pensa dentro de uma rotina. Não se pode compreender a existência da forma abstrata ou teórica. Compreender a vida é compreender a nós mesmos; ESTE É O PRINCÍPIO E O FIM DA EDUCAÇÃO.


Extraído do livro: A educação e o Significado da Vida.

Krishnamurti

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